sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Em qual inferno estaremos agora??!


Inferno: é um termo usado por diferentes religiões, mitologias e filosofias, representando a morada dos mortos, ou lugar de grande sofrimento e de condenação. A origem do termo é latina: infernum, que significa "as profundezas" ou o "mundo inferior".

Em todas religiões, ceitas, crenças,mitologia, na poesia, todos eles acham várias definições e acreditam em uma concepção diferente de inferno. Mas será que cada uma delas adequa esse modelo de acordo com o que quer acreditar ou então pregar p/ que os outros tenham medo de ir para esse lugar tão temido e mal visto aos olhos do ser humano. Será que os animais temem um inferno???
A questão é, todos temos infernos diferentes, não importa sua religião ou crença, o de meu irmão, o meu ou o inferno de outrem nunca serão iguais, um simples dia de sol quente pode ser considerado um inferno na terra, mas quem garante que o próprio inferno não é aqui, p/ saber como você agiria tratando as outras pessoas que dividem esse mesmo lugar contigo?
Qual diferença de nome,será que importa como alguém chama esse destemido lugar obscuro?
E Dante o que acharia se estivesse aqui,será que mudaria seu inferno agora?
Como é possível saber quem está certo e quem é o mentiroso?
Mentira?
Quem disse que são mentiras?
Verdades?
Quem provará ao mundo que tudo é verdade?
Talvez a palavra inferno traga sofrimento, quiçá alívio p/ alguns, sua definição ainda é uma das coisas mais estranhas e contraditórias, mas sabe-se de uma coisa, desde os descrentes, os fanáticos religiosos [não importa a religião ou credo],até o mais simples dos seres humanos tendem a teme-lo, nem que seja por um segundo apenas esse lugar desconhecido, mesmo que inconscientemente, será mesmo necessário tudo isto, ou é apenas uma provação de convivência e tratamento p/ com o próximo e com o mundo onde se vive, se é que já não estamos no próprio inferno.
********
Beije minha face, sinta minha alma, perca a razão,olhe com meus olhos e saberás como é horrível o mundo que enxergo a minha volta!
********
Bis Balde.
Be!

4 comentários:

Carlos Henrique Leiros disse...

Minha cara Be;
.
O inferno, claro, comporta explicações e divagações infindáveis, e a idéia [concepção] dele, tanto em mim quanto em você, quanto em qualquer mortal, amolda-se com o tempo a contornos diferenciados.
Tudo pode ser inferno. E nada!
.
Acho que o inferno cheira a falta de esperança, de idealismo e de sonho. E complemento: ignorância e embrutecimento da razão também podem conduzir a um estado de "inferno interior", menos dolorido para quem o carrega e mais para quem o pressente. Sacou?
.
Essa postagem tem tudo para se desdobrar em várias, para abordar tantas e tantas ramificações de inferno. Já pensou nisso?
.
Abraços do "ermão" serpente.
Ch

...jean disse...

Talvez medo, falta de argumentos, ou desespero... Inferno, deuses, demônios, etc. Leon Tolstoi ecreveu uma coisa bastante bacana sobre religiões (não é o alicerce de seu texto, mas achei conveniente comentar).

A fraqueza de muitas mentes acabam nisso: temer o inferno, e buscar consolo em algum colo "amigo". Triste atitude - acabam caindo em algo pior do que o "inferno". Não confiam no próprio taco, fraquejam e não percebem que realmente, pode ser que estamos já no inferno, mas a criatura não toma vergonha na cara para começar a lutar contra as tentações e desesperos; acaba dirigindo-se à bons oradores que tem muito o poder da persuasão.

Eu estou com a mente confusa, talvez nem fiz-me entender. É que ontem foram várias cervejas e uma garrafa de Red Label + truco + churras até tarde da noite, acabei de chegar do curso de francês e nem lembro mais sobre o que é o post hauehuaheu.

Agora, para melhorar, vou trabalhar ^^

Beijão vermeia,
...Jean

Unknown disse...

Inferno, bom...meus mais recentes contatos com o mundo religioso têem versões bem parecidas de inferno, embora bem diferentes...no Busdismo, pagamos as nossas más ações na próxima encarnação, no espiritismo tb, mas antes disso, passamos pelo umbral, que é um tipo de purgatório...embora inclinado a acreditar mais nessas religiões que em outras (desisti do ateísmo puro e abracei um agnosticismo inclinado ao budismo), ainda assim renego a idéia de que a vida seja um inferno no qual estamos pagando por erros passados...isso pq, dessa forma, o mundo seria irremediávelmente ruim, afinal todo mundo está sofrendo nos dias atuais de uma forma ou outra, acho uma visão triste crer que fulano tem câncer ou é gay, ou qualquer outra coisa, porque era cuzão numa vida passada...

Agora, existe o inferno pessoal, e nesse sim eu acredito, o inferno a que todos nós nos condenamos quando não damos bom dia ao vizinho, quando recebemos troco a mais no ônibus e não fazemos nada, quando estamos de mau-humor...o inferno pessoal me assusta muito mais, por ser incrivelmente mais negro...são impressionantes os abismos nos quais podemos arremessar nossas próprias almas numa noite solitária...

Gordon Banks (A.K.A Nanook o esquimó)

(PS: Poxa, mó presentão, hauhauahuahuhaua)

Carlos Henrique Leiros disse...

Caríssima "ermã";
.
Depois de um tempinho de ausência [muito trabalho e pouco tempo para me coçar], volto ao Gato Azul com meus melhores votos natalinos, mas dispensando a fantasia de Noel [assim seria demais, né? um Noel raquítico nem pensar!].
.
Be, quero desejar a você tudo de bom, saúde, paz, felicidade, realizações profissionais e pessoais, mais aniversário, mais bolo azul [tem que mandar fatia] e muita, muitíssima alegria de viver. Tudo isso você merece, que eu sei, pois é uma pessoal especial, parente, uma Darla siamesa e quase xipófaga :]
.
Fica o meu abraço bem grande, assim do seu tamanho, tá bom?
.
Do seu ermão serpente.
Ch